Quinta-feira, 18 de Abril

Cadeia pública de Jaraguá tem caso de Meningite Bacteriana confirmado

Publicado em 07/11/2014 às 00:45
Jaraguá

Confirmado um caso de meningite em um dos detentos do Centro de Inserção Social de Jaraguá. A confirmação ocorreu na quinta-feira, 06, após exames realizados em Goiânia, onde o detento está internado desde a semana passada. A notícia causou apreensão entre agentes carcerários e detentos e levou a direção da cadeia pública a pedir ajuda as autoridades de saúde para vacinar servidores e presos.

 

 

A meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

 

 

No caso do detento de Jaraguá, foi confirmada a meningite bacteriana, a versão mais grave da doença que deve ser tratada imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

 

 

Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

 

 

Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito.  Na cadeia de Jaraguá, as primeiras medidas já foram tomadas, com o isolamento do local onde o detento estava e a suspensão das visitas até que o problema seja contornado. 

 

 

 Folha de Jaraguá 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também