Quinta-feira, 28 de Março

Morre aos 77 anos, a empresária Iracema de Araújo Cano de Rialma

Publicado em 16/01/2020 às 14:25

Morreu na manhã de hoje (16/1) Iracema de Araújo Cano, de 77 anos, uma das pioneiras na cidade de Ceres e Rialma. A reportagem do Populacional conversou com filho dela Marco Cano.

 

Marco relatou que a mãe sentia desconforto devido a diabetes e uma neuropatia que enfraquecia as pernas. Sempre ia ao médico, o que só focava nessas duas patologias. Ao realizar uma tomografia constatou câncer no pulmão o que já estava em estado avançado com metástase no fígado.

 

Após a descoberta do câncer, Iracema foi levada para o Hospital Albert Einstein em São Paulo, sendo atendida por uma das melhores especialistas em câncer de pulmão do Brasil.

 

O filho relata que tentou as terapias modernas no tratamento, como o câncer já estava bem avançado, as terapias não funcionaram, infelizmente Iracema veio óbito as 8h da manhã de hoje (16). 60 dias após ser internada. 

 

 

História  

 

Dona Iracema como é conhecida, seguindo Marco era de Dianópolis cidade do norte do Goiás a época, hoje estado do Tocantins, e no final da década de 1950 veio pra Rialma e logo depois da Colônia Agrícola conheceu em Ceres, Antônio Cano Cano (espanhol).  Antônio Cano Cano veio para Ceres no pós a Guerra Civil Espanhola. Eles se casaram em 1960.

 

Na época os dois abriam o Hotel Ceres que era chamado de Hotel Para os Viajantes, onde hoje é o Don Antônio Hotel. Marco relata que na década de 60, há várias histórias da dona Iracema com a gravidez bem avançada, mas estava ali firme a beira do fogão a lenha cozinhando para atender os viajantes que hospedavam no hotel.

 

Para o filho, é um histórico de muito trabalho da mãe, do pai. Iracema e Antônio tiveram quatro filhos, sendo Marco, Cristiane, Suzane e Wilisses que faleceu no dia 11 de setembro do ano passado (2019). Iracema deixa também dois netos: Ingrid filha da Cristiane e Iago filho do Marco.

 

 Iracema era uma mulher guerreira, trabalhadora, o marido Antônio que é falecido há 30 anos, passou pelo ramo de cereais sendo dono do Arroz Don Quixote que vendia para o Brasil. Após a compra de fazendas, quem gerenciava tudo era a dona Iracema que participava de leilões, vendia touros. Iracema usando seu chapéu tradicional participava das exposições de feiras agropecuárias, sempre muito alegre e festeira.

 

 

Lions Clube

 

Dona Iracema fazia parte do Lions Clube de Ceres, e participava de muitas outras ações como da APAI, Lar dos Idosos, era muito querida entre as pessoas mais simples e mais pobres justamente por ter sempre participado e ajudado nessas ações.

 

Mensagem de Marco representando a família

 

Olha, nós só temos que tentar seguir esse exemplo de trabalho, de companheirismo, de uma pessoa que ajudava aos outros, que participava das associações”.  Era uma pessoa dinâmica, alegre, ética. Marco falou também que após a morte do pai, a mãe Iracema foi um esteio da família cuidando de todos, mantendo-os reunidos o que prevalece até hoje.

 

Mãe muito carinhosa, sabia o gosto de cada filho, como agradar cada filho, eu só tenho que agradecer. Encerrou Marco.

 

O velório será no Memorial Pax Aliança em Ceres saída para Carmo do Rio Verde, o corpo está previsto para chagar a 1h da manhã desta sexta-feira (17), o sepultamento será no cemitério de Rialma, a hora ainda não foi definida.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também