Terça-feira, 23 de Abril

Campanha Rialma Pede Paz no trânsito, 40 mortes em cinco anos

Publicado em 23/09/2014 às 07:07

Durante toda esta semana na cidade de Rialma estará sendo realizada a Campanha Rialma Pede Paz, a campanha aborda a paz no trânsito e possui uma programação voltada para a conscientização. A campanha está sendo realizada pela Secretaria de Saúde e possui parcerias com as Secretarias de Assistência Social, Educação e com a Prefeitura.

 

Em entrevista para o Jornal Populacional, Marília Modesto (Secretária de Saúde de Rialma) relatou que, devido à cidade de Rialma estar localizada às margens de uma BR e pela direção inconsciente o número de vítimas de acidentes de trânsito é grande. Marília disse que a secretaria já vinha contextualizando o problema, mas agora a ação chega para mobilizar e até mesmo para impressionar.

 

Dentre as peças de comunicação utilizadas na campanha estão cartazes impactantes, carros acidentados e cruzes em uma praça, simbolizando os cidadãos rialmenses que morreram, vítimas de acidentes de trânsito. A secretária disse que, as peças servem para que as pessoas reflitam e percebam que a direção perigosa pode causar invalidez temporal, permanente ou até mesmo morte.

 

Marília disse que ela e todos os envolvidos na campanha esperam que esta gere resultados positivos e contam com a participação da população. Sobre a ação de colocar cruzes em uma praça, Marília falou que, foi realizado um levantamento através do Sistema de informação de óbitos, que mostrou que, do ano de 2008 ao ano de 2013 houve 40 mortes de cidadãos rialmenses por acidentes de trânsito, as 40 cruzes representam assim, as 40 vítimas de acidentes de trânsito.

 

Segundo a secretária, além de ser uma forma de alertar à população, esta ação trata-se de uma homenagem. Dois carros acidentados também foram expostos, um destes carros gerou um acidente com vítima fatal e o outro, vítima com sequelas.

 

Na quinta-feira (25) haverá uma caminhada, saindo da porta da prefeitura às 08h, a caminhada passará pela Praça da Assembleia de Deus de Rialma, onde haverá uma missa e um culto, também como forma de homenagem e terminará na Avenida Bernardo Sayão.

 

Nesta segunda-feira (22), agentes de saúde passaram por casas da cidade, distribuindo panfletos educativos, na quarta-feira crianças das escolas municipais irão confeccionar as bandeiras brancas que, são símbolo da Campanha Rialma Pede Paz, estas bandeiras serão utilizadas na caminhada de quinta-feira, na sexta-feira (26) haverá uma blitz educativa, para todos que passarem pela Avenida Bernardo Sayão, esta blitz encerrará as atividades da campanha.

 

Texto: Consuelo de La Cruz.

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também