Terça-feira, 16 de Abril

Serpes/O Popular: Marconi abre 18,2 pontos de frente sobre Iris

Publicado em 21/09/2014 às 22:38
Em Goiás

O governador Marconi Perillo (PSDB) ampliou em 4 pontos porcentuais a vantagem sobre o segundo colocado na disputa para o Governo de Goiás e lidera com 40,4% das intenções de votos, mostra a última pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 16 e 19 de setembro.  

 


O tucano tem agora 18,2 pontos de vantagem sobre o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que obteve 22,2% das intenções de votos.

Na comparação com a rodada anterior, divulgada em 14 de setembro, o tucano oscilou 1,1 ponto porcentual para cima e Iris recuou 2,9 pontos porcentuais. Na última pesquisa, o governador registrou frente de 14,2 pontos porcentuais sobre Iris. Com o resultado desta última, o tucano mantém a possibilidade de vencer a disputa já no 1º turno, no próximo dia 5 de outubro. Isso porque a soma dos porcentuais dos adversários do governador é de 40,4% das intenções, mesmo índice alcançado por Marconi.

 



Os demais candidatos também oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa que é de 3,46 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso (PSB), tinha 7,2% das intenções e agora aparece com 10%. O candidato do PT, Antônio Gomide, que tinha 5,9% das na rodada anterior, tem agora 7,2%. Os demais candidatos registraram índices dentre 0,1% e 0,5% das intenções de votos.

Espontânea



Na pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe livremente o candidato de sua preferência, Marconi registra 32,5% dos votos, diante de 16,9% de Iris. Na comparação com a rodada anterior, o governador oscilou 2 pontos porcentuais para cima e Iris, 0,8 ponto porcentual para baixo. Vanderlan obteve 7,6% das intenções na espontânea, diante de 5,1% registrados na rodada anterior. Gomide tinha 4% e aparece agora com 5,6%.

 

Houve queda no total de eleitores indecisos. Na rodada anterior, eles somavam 35,2% dos eleitores entrevistados, diante de 30,2% registrados agora – recuo de 5 pontos porcentuais. 

Tucano favorito no 2º turno

As simulações de segundo turno para a disputa pelo governo de Goiás apontam que o governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, segue como favorito. No cenário em que o tucano disputa com o ex-governador Iris Rezende, a vantagem, que era de 12,7 pontos na semana passada, agora é de 13,9 pontos.



A nova rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR mostra que, apesar de Marconi ter perdido 0,3 pontos porcentuais nos últimos sete dias, saindo de 46,7% para 46,4%, a queda de Iris foi maior. O peemedebista tinha 34% e perdeu 1,5 ponto porcentual, passando para 32,5%. O porcentual de indecisos não foi alterado e segue em 8,6%.

 

No segundo cenário simulado na pesquisa, a diferença de Marconi para Vanderlan Cardoso (PSB) caiu de 25,2 pontos para 20,6.

Nesta simulação, Marconi caiu 50,4% para 49,1% em uma semana. Enquanto isso, Vanderlan cresceu de 25,2% para 28,5%. Ainda neste cenário, o porcentual de indecisos cresceu 0,5 pontos, indo de 9,7% para 10,2%. Nos dois casos, 9,2% dos eleitores disseram que anularão seus votos.

Líderes têm maior alta de rejeição



As rejeições do governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, e do ex-governador Iris Rezende (PMDB) cresceram na última semana, aponta a pesquisa Serpes/O Popular. De acordo com o levantamento, 25,3% dos eleitores disseram não votar no tucano de jeito nenhum, o que representa um crescimento 2,5 pontos porcentuais em relação à última pesquisa, que já mostrava Marconi como o mais rejeitado.



A rejeição a Iris subiu 4,1 pontos, saltando de 16% para 20,1% nos últimos dias. O porcentual de eleitores que não votariam no peemedebista registrado pela nova rodada da Serpes é o maior desde o início da disputa eleitoral.

Em 6 de julho, a rejeição a Iris era de 19,9% e caiu consecutivamente até chegar aos 16% do levantamento anterior.

No caso de Marconi, o índice de rejeição só é menor do que o registrado no início de julho, quando 30,5% dos eleitores afirmaram que não votariam no tucano.

A rejeição de Vanderlan Cardoso também cresceu de 4,5% para 6,7%. Antônio Gomide (PT) manteve o índice de 6,9% atingido no último levantamento.

 

Dados da pesquisa

O instituto Serpes ouviu 801 eleitores, entre os dias 16 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Jornal O Popular e foi registrada no TSE com o protocolo nº BR-00702/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo GO-00128/2014.

 

 

Do Mais Goiás 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também