Sábado, 20 de Abril

Pedreiro irmão de bombeiro salva adolescente que se engasgou em Goianésia

Publicado em 28/09/2019 às 23:01
Goianésia

O pedreiro Carlos da Silva Batista, de 36 anos, viveu momentos inusitados na tarde desta quinta-feira, 26, em uma construção que ele está trabalhando no Residencial Parque das Palmeiras, região oeste de Goianésia, quando teve que socorrer um adolescente de 13 anos que havia se engasgado.

 

Ele conta que não conhece a vítima e que tomou conhecimento quando seu servente lhe contou o que estava acontecendo. “Eu estava no fundo quando meu companheiro de serviço, que é o ajudante, saiu para pegar uma massa e se deparou com este rapaz pedindo ajuda, porque ele estava comendo algo, que a gente não sabe o que era, e se engasgou”.

 

Segundo Carlos, o jovem já estava ficando roxo e percebendo a gravidade do problema entrou em contato com a emergência, mas não foi possível contato, então, Carlos se lembrou de técnicas que seu irmão soldado Luis Carlos, lotado no Corpo de Bombeiros, havia lhe ensinado e as usou para salvar a vida do adolescente.

 

“O procedimento, devido meu irmão ser bombeiro, o que ele já tem passado pra mim, pra família, a gente já tem uma noção, aí tentei fazer um pequeno gesto, um pequeno movimento com o rapaz, pra tentar desengasgar ele. Em seguida coloquei ele no meu carro e levei ele para a UPA”, contou.

 

“Não é que eu salvei a vida dele, quem salvou foi Deus. Eu fiz a minha parte, e os médicos fizeram as deles”, argumentou.

 

Esta reportagem foi sugerida por um internauta que achou o fato louvável e tem como principal objetivo mostrar a importância de todos conhecerem procedimentos de primeiros socorros, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.

 

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. É nesse momento que entra a importância de ter certo conhecimento em primeiros socorros. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação.

 

Em contato na UPA, nossa reportagem foi informada que o adolescente, morador do Residencial Parque das Palmeiras, foi liberado após ser avaliado pelos médicos plantonistas.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também