Quinta-feira, 18 de Abril

Taxistas irregulares em Nova Glória, podem responder por crimes tributários e falsidade ideológica

Publicado em 24/09/2019 às 15:46
Nova Glória

Na manhã desta terça-feira (24/9) vários taxistas da cidade de Nova Glória compareceram na delegacia de Ceres, dos quais assinaram documentos e posteriormente todos serão ouvidos pelo delegado.

 

A reportagem do Jornal Populacional, esteve na DP em Ceres, e conversou com Marcelo Ayres, delegado de Polícia da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT)de Goiânia.

 

O delegado, disse a reportagem que recebeu uma denúncia através da Secretaria de Fazenda sendo informado de que na cidade de Nova Glória, existia várias permissões para taxi incompatível com a população local, cidade com pouco mais de seis mil habitantes, indicando que pudesse ter algum tipo fraude nessa concessão.

 

O delegado disse ainda que iniciou uma investigação e apurou que de fato vários veículos ali foram autorizados a funcionar, mas na verdade segundo o delegado, ou servia para fins particulares ou também eram cedidos para permissionários para que filhos, parentes utilizassem esses veículos em outros municípios como: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia ou até mesmo Brasília, burlando a legislação no sentido de obter a concessão de benefício tributário.

 

 

Dr. Marcelo Ayres, ressalta que quando o veículo é taxi, existe uma redução de tributos na compra do bem de mais de 30%, e com isso, os taxistas utilizavam de alto padrão, inclusive para fins particulares com isenção tributária o que configura crime tributário e falsidade ideológica.

 

A prefeitura de Nova Glória, conta o delegado que mantém 42 permissões. Levantamentos preliminares pela investigação indicam que cerca de 8 veículos funcionam como taxi no município. Para o delegado todos os demais veículos seriam uso indevido.

 

Os taxistas supostamente irregulares, de acordo com o delegado, serão intimados e terão que prestar depoimento além de terem os respectivos veículos vistoriados.

 

Os taxistas que estão irregulares, todos terão que trocarem as placas dos carros para a placa normal e pagarem os tributos que não foram recolhidos e comecem a pagar o IPVA que é outro benefício de isenção que o taxista possui. Conta o delegado.

 

Marcelo Ayres, conta ainda que a SEFAZ será comunicada que cobrará dessas pessoas todos os tributos devidos por elas, também os IPVAs que não foram pagos. “Agora a Secretaria da Fazenda vai ter condições ao final da investigação de saber caso a caso, aquele realmente que estão irregulares, esses deverão de fazer o pagamento dos tributos indevidos”.  Disse Marcelo Ayres.

 

Os supostos taxistas irregulares, de acordo com o delegado, vão responder por crime tributário e falsidade ideológica, ou seja, se auto identificam como taxistas para poderem obter a permissão, quando na verdade utilizam o carro para fins particulares.

 

Os taxistas que estão irregulares, terão que se regularizar ou começarem a trabalhar como taxistas, fazerem a plotagem do veículo como taxi, lei municipal que obriga, e pagar os tributos passados. Encerra o delegado Marcelo Ayres.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também