Quinta-feira, 28 de Março

Canto de galos leva Justiça a condenar idosa de 68 anos a 25 dias de prisão

Publicado em 29/08/2019 às 20:41

O canto de quatro galos foi o motivo da condenação de uma idosa de 68 anos à prisão em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Vizinhos monitoraram os animais durante meses e entregaram às autoridades uma lista completa com a hora em que os animais cantavam, alegando incômodo. A Justiça viu perturbação de sossego e condenou a idosa a 25 dias de prisão. A pena, em regime aberto, pode ser suspensa se ela aceitar colocar fim ao problema. A defesa anunciou que irá recorrer.

 

Dois vizinhos são os autores da denúncia. Eles reclamaram que quatro aves de propriedade de Dora Dias que ficam na casa da idosa, em uma chácara na zona rural da cidade, causaram o incômodo. A mulher vive há 23 anos no local.

 

Os vizinhos reclamaram que os animais, que ficam no quintal da idosa, cantavam em horários variados, especialmente de madrugada, atrapalhando o descanso. Eles apresentaram uma planilha, com mais de 25 páginas, em que anotaram todos os cantos de galo durante semanas. Além disso, entregaram também um CD com o canto dos animais. A prova foi fundamental para a condenação, segundo a sentença.

 

De acordo com a Justiça, as provas foram suficientes para caracterizar a perturbação de sossego, que é tipificada como contravenção pela lei penal brasileira. 'A prova oral e o áudio juntado durante a audiência de instrução são claros e suficientes a demonstrar a prática do delito denunciado', diz a sentença.

 

Condenada promete recorrer

 


Dora informou, no processo, que passou a deixar os animais dentro de casa e subiu o muro que divide as propriedades, mas os vizinhos argumentam que o problema não foi resolvido.

 

Segundo Cezar Roberto Vaz Silveira, advogado que representa Dora no processo, a decisão foi injusta. 'Nós vamos recorrer. Nós não acreditamos que isso seja Justiça. O galo não incomoda os vizinhos, já que estão em uma chácara fora dos limites da cidade. Tenho certeza que a Justiça será feita', explica o advogado.

 

Os vizinhos que fizeram a denúncia não quiseram se pronunciar sobre o caso. No processo, disseram que o barulho atrapalhava a rotina de ambos e que tentaram conversar com a idosa em várias oportunidades para que ela resolvesse o problema, sem sucesso.

 

Tentativas frustradas de acordo


Durante o processo, a Justiça ofereceu algumas oportunidades a Dora para encerrar o processo. Primeiro, ela teve a chance de pagar dois salários mínimos para suspender o processo. Depois, também recusou a suspensão do processo por dois anos.

 

Segundo a defesa, a situação precária da vítima, no sentido econômico, foram as motivadoras das negativas.

 

Procurado, o advogado Daniel Pacheco, doutor em direito penal pela USP (Universidade de São Paulo), informou que a condenação criminal é contestável, na medida que pune com muito rigor uma ação que poderia ser resolvida por outros ramos do direito.

 

'O direito penal deve cuidar apenas das ofensas mais graves - como as contra a vida ou a integridade corporal, por exemplo - conflitos mais simples, que não agridam gravemente interesses fundamentais, em princípio, devem ser resolvidos por outros ramos do direito. Nesse caso específico, melhor seria resolver com base no Código Civil. Todavia, como a condenação foi por contravenção, felizmente, dificilmente haverá privação de liberdade', avaliou.

Do site UOL.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também